DOPPLER VASCULAR

O Eco Doppler vascular é um exame não invasivo que utiliza o ultrassom e permite analisar o fluxo de sangue que circula nos vasos sangüíneos (veias e artérias), por isso, também é chamado de ultrassom vascular. Este exame não requer à utilização de injeção de contrastes ou medicamentos.
O método auxilia no diagnóstico das doenças da circulação, como aterosclerose, trombose e varizes. Sua realização consiste basicamente na utilização de um transdutor, gel aquecido e monitor de vídeo para demonstração das imagens. O médico examinador aplica o gel aquecido sobre a pele do paciente nos trajetos correspondentes aos vasos sanguíneos e desliza com o transdutor sobre estes trajetos para estudo dos vasos de interesse.Trata-se de um método indolor e inofensivo para a saúde do paciente.
Como estudos que, habitualmente, são realizados, podemos referir:
-
Eco-Doppler venoso dos membros inferiores (das pernas) - permite avaliar a presença de alterações no fluxo venoso (das veias), como a insuficiência venosa crónica (varizes) ou a trombose venosa profunda.
-
Eco-Doppler arterial dos membros inferiores (das pernas) - permite avaliar alterações arteriais (das artérias) dos membros inferiores, como a presença de placas ateromatosas, calcificações vasculares, doença arterial periférica (DAP).
-
Eco-Doppler carotídeo - avalia os vasos arteriais cervicais, nomeadamente as artérias carótidas comuns, internas e externas e as artérias vertebrais. Permite identificar a presença de placas de ateroma e eventuais estenoses vasculares.
-
Eco-Doppler visceral - permite avaliar diferentes orgãos abdominais, podendo ser dirigido ao fígado (Doppler hepático) ou aos vasos renais ou dos rins (Doppler renal).